15.6.09

insight


pois é, há quem tenha visto. fui uma das inquiridas sobre os métodos de estudo para os exames, reportagem que passou na rtp1. fizeram-me imensas perguntas, mas pouco do que eu disse apareceu. não querendo então manchar o meu papel de respeitável cidadã, decidi escrever um pequeno texto sobre este tema.

música? não. nunca. só me distrai, amo tanto a música que não consigo prestar atenção ao que estou a estudar.
desenhos? imensos! quando me começo a cansar de estudar, faço desenhos parvos que tenham a ver com a matéria pelas folhas. às vezes faço bandas desenhadas.
manias? a caneta que uso para estudar tem de ser a mesma que uso para fazer o teste. serve-me de amuleto ou assim. tenho de estar a comer para o estudo render, por isso é que engordo duas toneladas em alturas mais críticas. é o preço do saber! preciso sempre de escrever bastante e poucas vezes releio tudo no final. pesquisa na internet também ajuda a assimilar a informação.

exercícios, montes deles. e principalmente falar sobre a matéria (sozinha ou acompanhada), arriscando-me a fazer figura de lunática.

estudar nas vésperas? maior parte das vezes.

e para que é que isto serve? não sei lá muito bem. superficialmente, para cultura geral, porque para o resto não encontro uma aplicação prática no meu dia-a-dia.

horas por dia?... umas cinco ou seis.

gosta das disciplinas cujos exames vai fazer? geografia e macs são as que menos gosto. mas inglês adoro.

o que é que prefere: vomitar ou estudar? estudar.

o que é que prefere: vomitar ou fazer um exame nacional? vomitar.

e se tivesse de fazer ambos? faltava ao exame.

e depois de todos os exames? ninguém me apanha em casa. acho eu.
fim!

5 comentários:

Nervermind disse...

Eu não consigo estudar sem musica. Mas escolho sempre musicas que ja conheco muito bem e que ja ouvi muitas vezes, porque assim crio um "efeito banda-sonora". Não sei bem explicar, mas é como nos filmes que têm boas bandas sonoras, que ás tantas não notamos na musica de fundo, é como se ela se torna-se parte do filme em si. Não saíu bem, mas é o melhor que consigo. Alem disso, as vezes lembrar-me da musica fazme lembrar da materia que estava a estudar nessa altura.

Estudar na véspera... bem a verdade é que tenho melhores notas quando estudo na véspera.

Para terminar, manias, tenho uma estúpida (e não são todas?): normalmente acabo os testes antes do tempo e depois fico a morrer de seca, entao tenho de encher a mesa ou a folha de rascunho de desenhos de sticks a dançar disco ou coisas parvas desse genero.

Marta disse...

Antes de começar a reportagem, estive a pensar de que maneira é que poderia gozar contigo assim que acabasse a dita, mas não deu. Primeiro porque adormeci (como deves ter percebido depois da segunda chamada) e segundo porque foste óptima lá no meio dos teus cadernos e com o ecrã gigante do computador estragado à frente, a escrever com a mão direita como se fosses canhota, a escrever sabes lá tu o quê. E não parecias um palhaço!
ENTREVISTEM MAIS A CATARINA MAIA, apesar do teu nome soar esquisito para mim na televisão. Talvez por ser tão familiar no dia-a-dia.

Anónimo disse...

Também vou fazer de Geografia, Macs fiz o ano passado, como estava sem pressão não estudei e desci mas Macs é a disciplina mais descredibilizada da minha escola, por isso não foi muito mau...
Boa sorte para o de Geografia, ando a ver se consigo pegar naquilo mas a vontade é muito, muito pouca.

C disse...

muito bem na entrevista. boa sorte para os exames!

Haku disse...

só sei que estava muito bem a jantar e olhei para a televisão uma vez, olhei duas e disse "AHHH é a Catarina", mania que é importante ;)