14.6.09

reclamação de retórica

ao que parece, o nosso querido conterrâneo cristiano ronaldo, que já tanto fez pelo nosso país, mudou de clube de futebol.

não percebo nada de futebol, portanto não sei se é bom ou mau, espero que ele esteja feliz e, se não estiver, é só mais um nesta multidão de gente triste. também, com a crise económica que se tem vindo a repousar no nosso planeta, uma pessoa vai tentando encontrar a felicidade nas pequenas coisas do dia-a-dia. é óbvio que, se essa pessoa ganha €25.000 - não por mês, não por semana, mas sim por dia - a felicidade não deve estar assim tão longe.
e guardava cá para mim que, para receber tão elevada quantia de dinheiro, essa pessoa deveria ser um génio fora de série! deve ter contribuído para o bem-estar da humanidade, deve ter descoberto a vacina para a sida, deve ter encontrado a fórmula do elixir da juventude! deve ser um herói nunca antes visto! mas, às voltas com isto, não me pareceram razões suficientes para se ganhar diariamente €25.000. é dinheiro a mais, chega a ser disparatado.

han? é um jogador de futebol que não sabe conjugar bem os verbos? é um metrossexual que tem uma óptima técnica futebolística e que em nada contribui para um bom karma geral? é uma espécie de sex symbol que aparece 150 vezes por dia na televisão e nas revistas cor-de-rosa e que faz com que os espectadores se roam de inveja e se sintam num estado mais inferior do que o suposto? é uma imagem que enche o cérebro dos jovens e das pessoas de cocó, porque o adoram como a um deus em vez de alimentarem o seu intelecto? sim.

o showbiz mete-me um nojo tremendo, e essa conversa de beckhams e cristianos ronaldos vai para o saco onde ponho as revistas da maria e o programa da júlia. é uma imprensa cor-de-rosa mascarada, cujo fim é incompreendido pela maioria.

a televisão ocupa-te a cabeça para não perderes (?) tempo a pensar e a investigar coisas realmente interessantes, e é assim que eles mantêm o monopólio da humanidade, é assim que eles controlam as cabeças ocas que passam por aqui - sem contar com o fluoreto de sódio na água, uma questão com a qual ninguém se parece preocupar, e justifico isso com a ignorância geral.
nem falando da crise económica, nem falando de gostos (porque, é claro, a minha aversão ao futebol pode muito bem modelar a minha opinião em relação ao dinheiro que celebridades ganham), qual é o sentido disto?

"Isto significa que o nosso produto continua a ser bom. Se este é o jogo do povo, os adeptos precisam de ‘estrelas’. Continua a haver procura de ‘estrelas’" disse Blatter, o presidente da FIFA.

sejamos críticos. há milhares e milhares de pessoas a morrer à fome, e lá está o cr7, a laurear a pevide por modelos com ar no crânio. e ainda ficam orgulhosos? só porque nasceu em território nacional? que crédito é que isto dá à nossa nação? é esta a nossa imagem?

se é, lamento. que vergonha.

5 comentários:

Nervermind disse...

Mais espectacular que o mediatismo do Cristiano Ronaldo é o da Nelly Furtado na minha opinião. Sendo que ela nem portuguesa é, e sabe tanto falar português como... pronto não sabe, não me ocorreu comparação. Quanto ao cachet do homem, pronto, parece que vale mais a pena marcar golos que curar a SIDA ou o cancro.

P.S: "uma imagem que enche o cérebro dos jovens e das pessoas de cocó, porque o adoram como a um deus em vez de alimentarem o seu intelecto? sim." Parti-me a rir nas pessoas de cócó.

Jone disse...

Aqui no Brasil não é diferente, acho que é até pior. O que mais preocupa é que o brasileiro sofrido, que nada tem pra comer, ainda consegue abrir um sorriso quando os "Ronaldos" da vida fazem a rede balançar. Berram, atrai euforia, e esquecem deles mesmo. Talvez os "artistas" do futebol pensem que isso é algo positivo. Como já foi dito por um ex-jogador da seleção brasileira, tido como um fenômeno só porque sabe deixar corpos no chão que ficam babando por uma bola que não alcançaram, e porque sabe balançar a rede e fazer os coitados berrarem com uma felicidade inventada a curto prazo.O que eles ganham por incentivarem os jogadores a fazer gols e encher os bolsos deles com algo que cheira a ouro? Além de tudo isso, tem um fator que não devemos esquecer, é o fato de termos crianças que não querem estudar pela ilusão que vêem nos estádios, por acharem que possuem uma grande habilidade e se sentirem seduzidos a cairem de boca nessa ilusão.Agora defendo o futebol.Acho um esporte importantíssimo, não só ele, como também outros esportes, mas o fato de deixar o futebol em primeiro plano para tudo é uma burrice,é ser desumano, não pensar nas vidas que o mundo perde a cada segundo.
Também não é só no futebol que existe coisas assim, mas como o assunto foi esse, não vou continuar a falar.

Belo post, vi uma atitude de jornalista nele! =))
Beijo!

quem? disse...

não são pessoas de cocó, é a cabeça das pessoas que se enche de cocó x)

Kropotkine disse...

Não é que eu acredite que este texto vá mudar a mentalidade de alguem mas, por momentos senti uma mistura de orgulho com alegria ao lê-lo.

È bom saber que ainda ha pessoas com algo mais na cabeça do que o "osso" que nos é dado para nosso entretenimento.

Ps: Até a Shakira fala melhor Português que a Nelly Furtado...

Nervermind disse...

"Até a Shakira fala melhor Português que a Nelly Furtado..."

Nem mais.