19.4.09

A ou B

para que serve um anel, afinal?
ele ama-me ou estou acorrentada.
adoro anéis, são o único acessório que não dispenso. compro-os a dois euros e são espalhafatosos e prateados. quando me esqueço de os pôr (coisa que raramente acontece), sinto-me nua.
e quando deixa de assim ser?
eu, alzira da silva, aceito acompanhar-te para o resto da minha vida, na saúde e na doença, etc, etc, até que a morte nos separe. mas este anel, usá-lo-ei para sempre, até mesmo quando me tornar num esqueleto podre entre quatro paredes de madeira maciça, debaixo da terra.
um anel. estou acorrentada.uma aliança é fácil de se usar. é bonita, redonda, não tem início nem fim, o que é poético, e fica bem. acho que em mãos másculas não calha lá muito bem, mas é uma aliança. não importa a aparência, usa-se porque se ama. ou será que...?
meu amado lúcio fernandes, uso este anel que me dás porque é de prata verdadeira e vai bem com o meu casaco novo. prometo ser-te sempre fiel, enquanto dormirmos sob o mesmo tecto. este anel pode ser símbolo do teu amor, mas não te esqueças de todas as condições que o nosso casamento exige. sê honesto comigo, traz-me o pequeno-almoço à cama nos dias festivos, leva-me a conhecer lugares bonitos, pergunta-me sempre como me correu o dia no trabalho, tem paciência comigo nos dias em que eu estiver de mau humor, leva os miúdos ao parque nos dias de sol, não apanhes demasiadas bebedeiras, ajuda-me nas compras de natal, trata bem a minha mãe, dá-me a mão sempre que nos aparecer um obstáculo, fala de mim aos teus amigos com orgulho, leva-me às tuas noitadas, não traias a minha confiança, faz-me companhia no crochê, não uses sem querer a minha dentadura e, sobretudo, ama-me a cada dia mais. é isto que quero que me mostres. agora, o anel... usa-o ou não, tanto me faz. só não o percas porque a jóia é verdadeira.
ele ama-me.

3 comentários:

Dann disse...

Único.

Nervermind disse...

Tá muito bónito e original. Muito bem escrito também, más isso já não admira.
Essa coisa do anel faz-me lembrar uma certa tipa que eu conheço.

Marta disse...

Cate,
" de hoje em diante vou modificar o meu modo de vida. Naquele instante em que ele partiu, destruiu nosso amor.. Agora não vou mais chorar, não vou mais ficar esperando, enfim.. E para não chorar, eu vou só gostar de quem gosta de mim "
obrigada :) (de quê?)