4.8.09

new amerykah

finalmente, chegou-me hoje às mãos o penúltimo álbum da erykah badu: New Amerykah Part One (4th World War), e considerando-me eu uma fã leal e atenciosa, não pude deixar escapar uma breve crítica.

tenho já o Baduizm, o Baduizm Live e o Mama's Gun, faltando-me apenas o World Wide Underground (que já conheço de ginjeira) e o New Amerykah Part Two (Return of the Ankh), continuação da minha mais recente aquisição.
para quem não conhece o trabalho da senhora erykah, aconselho vivamente.
para quem já conhece, tenho a avisar que este álbum, ao contrário dos anteriores, não segue a linha do soul e do jazz, caminhando por um hip-hop mais electrónico e psicadélico, com muita diversidade a nível instrumental e uso abundante de vozes e efeitos. este é um luxo ao qual a minha querida amiga se pode dar, enveredar pela irreverência e baixos pesados.
no entanto, a meu ver, não se destaca nenhuma faixa, coisa que acontecia facilmente nos anteriores trabalhos. dá-me a sensação também de que a artista se focou mais na melodia e na musicalidade, sendo que as letras perderam um pouco do seu encanto e força.
se queríamos uma coisa diferente, satisfizeram-nos a vontade. eu estava ainda à espera de um pouco mais da erykah que conhecia e, a esse nível, sinto-me desapontada.
não obstante, devo realçar que vale a pena conhecer esta nova erykah talvez um pouco mais comercial, cujo timbre se cola aos nossos ouvidos docemente.
a bonus track - Honey - já conhecia há algum tempo, e não me surpreendeu nem me tocou cá dentro. se eu pudesse, escolhia outra música para promover o álbum, como por exemplo esta:


não é fácil escolher, mas entre os álbuns acima referidos aponto o Mama's Gun como o meu preferido, porque cada som é surpreendente e único. nunca me canso de o ouvir. relativamente à erykah, fico sempre contente por ouvir malhas novas. quando ela deixar de dar ritmo à minha vida, entrarei em depressão.

1 comentário:

Kropotkine disse...

Bom album =)
Se gostas deste estilo de musica ouve isto

http://www.youtube.com/watch?v=48e_Oi152hY&feature=related

È um soul underground bacano.