11.8.09

gripe A - ter ou não ter?

a famosa gripe A tem ganho uma tamanha reputação por todo o mundo. por um lado, tem tornado as pessoas mais asseadas e, por outro, tem deixado deprimidos uns quantos hipocondríacos.
quanto a mim, essa gripe tem-me incomodado - não a tenho, nem julgo correr qualquer risco - mas esta história toda do vírus H1N1 se ter escapulido de um laboratório não me entra na cabeça. talvez devesse deixar a teoria da conspiração para indivíduos mais por dentro do assunto, mas é esta a minha opinião. esta pandemia acarretou apenas três aspectos negativos: a morte de mais de 1400 pessoas em todo o mundo; o incómodo que é ter o vírus no corpo (ou estar-se na dúvida se se tem ou não) e o boom de gastos de água na frequente lavagem de mãos, que daí decorreu. quando este surto terminar, a imprensa terá de causar outro pânico geral: provavelmente, sobrarão quatro litros de água, pouco mais.
ouvi dizer, de fontes talvez não tão fiáveis, que já há pessoas que se infectam propositadamente para, no caso do vírus sofrer uma mutação, estarem com os anticorpos fortalecidos.
eu não tenho medo da gripe suína. se for detectada a tempo, coisa que não há-de ser complicada, poderá ser devidamente curada e cada um segue com a sua vida. quantas pessoas no mundo não morrem por ano devido a uma gripe normal? o que me assusta, para além do ataque da imprensa, é o medicamento - tamiflu. há já quem tenha pago uma generosa maquia pelo medicamento experimental, e quem está com certeza a beneficiar de todo este panorama degradante é a farmacêutica que criou o dito remédio.
contrabalançando, não compensará ao grupo farmacêutico Roche a morte de uns quantos milhares de pessoas (que se calhar até são um bocado ruins) em troca de 3,8 bilhões de dólares? - isto apenas no primeiro semestre de 2009!
parece-me que o mundo começa a girar ao contrário. até as pessoas que nos salvam de pequenas ou grandes alhadas, como doenças e afins (sim, essas mesmo, as farmácias que nos mantêm saudáveis) se revoltaram para nos espremerem as carteiras e a saúde.

obrigadinha, hein?

nós, meros espectadores da crise mundial, estejamos de consciência tranquila que isto há-de passar e os malfeitores não hão-de sair impunes. podemos não ter a sorte de planear um boicote, mas não faz mal porque a vingança é um pecado mortal. mantenhamo-nos todos vivos da silva, que ao menos eles hão-de ir para o inferno porque, como já dizia o outro, não matarás.

2 comentários:

SouEu disse...

Sem motivos de preocupação. Esta gripe é até menos agressiva que a normal, ou B, como quiseres. Simplesmente tem um mecanismo de propagação extremamente activo que faz com que o número de casos aumente de dia para dia. De resto, são três dias de isolamento e a saúde garantida. Isto, claro, se não houver outras complicações paralelas, como é evidente. Partilho da tua opinião neste aspecto: não se trata de ficarmos indiferentes perante a doença, mas sim de não entrar em pânico e sobretudo de não deixarmos de fazer a nossa vida normal devido ao vírus. Quanto à questão da indústria farmacêutica... tenho as minhas dúvidas que seja como expuseste. No entanto, não é impossível.
Bom post.

P.S - Sou o rapazinho da tua turma de óculos e sempre rodeado de livros que anda há muito para te dar o endereço do blog. Bom, aqui fica: waves-of-the-sea.blogspot.com. Bjs

Ricardo disse...

Em 9000 e tal casos na inglaterra, morreram 17 pessoas. Se calhar até morrem mais pessoas com a gripe comum do que com a A. "Ah e tal entao nao faz mal apanhar" Isso tambem nao acho, porque duas dessas pessoas eram completamente saudaveis. "ah foram 2 em 9000 e tal" bem, mais vale prevenir. Não é preciso é grandes dramas.