20.4.10

bárbara

estavas no pensamento da bárbara como a mão da lídia estava na mão do ricardo.

o casal observava o rio juntos, em silêncio, porque de nada lhes valia agir. e não te digo isto por gostar de poesia; eu gosto, sim, mas não da de ricardo reis.
percebes agora o irónico da questão?
não gosto disto como não gosto dele, vejo-o isolado no seu sofrimento de menosprezar o amor porque a vida, um dia, acaba.

a bárbara odeia isto tudo.
tudo o quê? tudo o que há.

vejamos; ela simpatiza com a perspectiva de uma vida vazia de dor e tristeza. o amor implica, para ela, uma certa dor e tristeza. e isso não é mau, porque lhe faz sentir cubos de gelo a rebolar nas suas costas febris. é uma mistura de alívio e sensação aguda que, ao primeiro toque, dá vontade de rejeitar. mas, depois, a postura estóica com que ela se permite entregar à dor está repleta de romancismo e êxtase.
por isso é que ela pensa em ti. quanto mais silêncio lhe deres, mais ela sorri enquanto dorme, mais infantil e ingénua se sente, mais febril se torna a pele das suas costas - e, agora, o corpo todo.
assim que soube o débil silêncio com que te expressaste na missa, assim que compreendeu que o mundo é redondo e nada poderá fazer para o impedir, esticou-se na cama e inspirou todo o ar que havia à sua volta.
bárbara não pode deixar de ser mulher, não pôde nunca, e, com ricardo e lídia na cabeça, procurou o teu silêncio com os dedos.

e, por isso, sorri enquanto dorme.

2 comentários:

Anónimo disse...

assim q tu fazes?

Anónimo disse...

as vezes sinto vontade de dizer na minha namorada que a amo com todas as minhas forças e depois penso "pera la... isso ela ja sabe, pensa noutra coisa!" crio um turbilhao de asneiras que vao saindo e tropeçando da minha boca. ela vai gostando e eu vou ficando feliz por continuar a te-la ao meu lado e, sofro com o morbido pensamento de existir sem o braço dela pendurado no meu com a sincronia dos passos...
sofro por saber que ela sofre por nao lhe dizer todos os dias que a amo mais do que ontem.. por nao estar constantemente a dizer que é a melhor namorada do mundo e que é linda.. mas ela é. tinha esperança que ela soubesse que eu sinto isso.. talvez nao seja por nao saber, talvez seja so por gostar de ouvir. seja como for estou baralhado mas duma coisa eu tenho a certeza. amor (o que quer que o defina) é o que eu sinto pela minha namorada...
nao quero ter o amor do ricardo reis. nao quero estar permanentemente sem sentir porque sou um mariquinhas que nao pode sofrer!!
quero amar e amar ate o amor se esgotar