30.7.11

brasil

há três anos e oito meses que não pisava este chão. muita coisa aconteceu desde essa altura, passei por muitos momentos altos e baixos como é normal que aconteça na vida e, pela primeira vez em muito tempo, sinto-me genuinamente feliz.
é aquela felicidade que se sente quando se alcança algo grandioso, é aquela sensação de alívio, de recomeço e de limpeza interior. não vim com esse propósito, mas parecia-me inevitável que acontecesse. ainda só passou um dia, ainda estou em salvador - amanhã sigo para aracaju, que é onde me espera a minha família toda. não só vai ser comovente o reencontro com eles, como também o reencontro comigo mesma.
vim sempre com o meu pai, desde pequena. era uma coisa nossa. passava aqui as minhas férias de verão, com a minha família, família dele, com ele. ele era o meu melhor amigo e eu achava que ia durar para sempre. dos seis aos dezasseis, brasil era o meu pai, meu pai era brasil. todas as histórias bonitas têm um fim e é aí que está todo o encanto.
mas as histórias também podem ser reinventadas e é disso que se trata este regresso. eu precisei de mais de três anos para me sentir capaz de reinventar.
agora senti-me feliz, vejo que tudo faz sentido e que continuo eu mesma, embora naturalmente mais madura. comprometi-me a saborear cada momento que passar aqui para mais tarde não achar que podia ter feito mais.
era só isto que me faltava para me resolver e para me esclarecer. olhando para trás, não poderia ter sido de outra forma.


sou luso-brasileira com muito orgulho!

1 comentário:

Anónimo disse...

E afinal não somos todos nós cidadãeos do Mundo?

Lavada que está a alma,límpidas que estão as lágrimas que amanhã inevitávelmente irão voltar a rolar, é tempo de te unires agora em sossego ao presente.

Deixa a poeira da tristeza lá,e foca-te neste novo velho Mundo, de fronteiras milenares.

Brasileira ou Luso - Brasileira ou Americana...Em qualquer lingua a saudade como a dôr, são temas abstractos, especificamente pessoais. Cada um vive-os à sua maneira!

Allea Jacta Est!

A.C.C.